SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CICLO I
DOT-P e Coordenadores Pedagógicos
EIXO 2 – MODALIDADES ORGANIZATIVAS
16.04.2009
Objetivo :
· Refletir sobre a organização de atividades de ensino e aprendizagem
Conteúdo :
· Modalidades organizativas
1ª Atividade :
1. Leitura pelo formador : O menino que gostava dos balões, das máquinas e dos Pássaros. In: Santos Dumont – O brasileiro voador. Fernando Jorge. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2004.
2ª Atividade : Combinados
· Pontualidade
· Participação
· Entrega de tarefas
· Celular no vibracall
· Registro escrito dos encontros (2 pessoas)
· Café e chá
· Envio de materiais
www.cpitaquera.blogspot.com
3ª Atividade :
No coletivo, responder a questão:
· Quais são os conteúdos de Língua que são propostos para o Ciclo I?
· Leitura
· Escrita
· Produção oral e escrita
· Revisão de texto
· Análise e reflexão da língua
O formador registra
Modalidade escrita :
Leitura
Produção escrita
Análise e reflexão sobre a língua e a linguagem
Modalidade oral:
· Escuta
· Produção oral
Sistema de escrita alfabética / padrões da linguagem escrita
Referência : Orientações Curriculares Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Ensino Fundamental I
4ª Atividade: Levantamento de conhecimentos prévios
Em duplas produtivas, escreva o que vocês sabem sobre:
a) O que são Modalidades Organizativas?
Formas de organização dos conteúdos utilizando o tempo didático.
Processos de organização do trabalho pedagógico.
b) Para que servem?
Proporcionar aos alunos processos de aprendizagem mais significativos e organizados de forma flexível, possibilitando que se retomem perspectivas e aspectos dos conhecimentos tratados em diferentes situações didáticas, respeitando os diferentes momentos de aprendizagem dos alunos.
c) Listar as Modalidades Organizativas com exemplos de atividades relacionadas a cada uma delas
PROJETOS = prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros , dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e avaliação final em função do que se pretendia.
ATIVIDADE PERMANENTE = trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com o gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de produzir textos.
Ex: roda de leitura, de curiosidade, leitura pelo professor, atividades de leitura, de escrita
SEQUÊNCIA DIDÁTICA = sem que haja um produto, como nos projetos, as sequências didáticas são situações articuladas que possuem um objetivo educativo comum relativo a um ou mais conteúdos de aprendizagem.
Ex: de ortografia, de pontuação, lendo fábulas
ATIVIDADES INDEPENDENTES = correspondem às necessidades didáticas surgidas no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
a) de sistematização = permitem sistematizar os conhecimentos linguísticos construídos através das outras modalidades organizativas
b) ocasionais = oportunidades onde há um texto, artigo, etc. que tenha alguma relação com o que se está trabalhando
2. Socialização
5ª Atividade: Um pouco de teoria
Leitura compartilhada do texto “Modalidades organizativas do trabalho pedagógico : uma possibilidade”
Alfredina Nery. In: Ensino Fundamental de nove anos – Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. MEC Secretaria de Educação Básica, 2007.
6ª Atividade: Metacognição
· Sobre o que falamos hoje
· Estratégias formativas:
- ativar conhecimento prévio (atividade em grupo)
- socialização (ampliar o conhecimento, verificação, circulação de informação)
- confronto com o material teórico
TAREFA do Eixo 2 : Para o último encontro
Trazer registro reflexivo de uma das modalidades organizativas que você tenha acompanhado em sala de aula.
Este registro deverá vir acompanhado com o planejamento da atividade do professor
PRÓXIMO ENCONTRO :
17.04.2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada, você por esta no anonimato, ajudou-me bastante em entender o que é modalidaes organizativas em um plano e como fazer essa sequência. Com certeza muito de nós estamos satisfeito pelo seu feito e efeito.
ResponderExcluirAbraços
Nazaré -São Luis-MA
07/01/2010.