SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO
DOT-P e Professores
19.05.2009
Objetivos:
Revisitar nas Orientações Curriculares as expectativas de aprendizagem de produção escrita para discutir como o professor pode organizar seu trabalho de maneira que os alunos desenvolvam as competências propostas;
Conhecer e refletir sobre os elementos que constituem o contexto da situação comunicativa
Tematizar questões que envolvam a aprendizagem da PONTUAÇÃO
Apresentar os encaminhamentos do trabalho com pontuação presentes nos materiais para compreender a sua abordagem como elemento da textualidade.
Conteúdos:
Contextos de produção
Pontuação como atributo do texto
Materiais:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano
Revista Nova Escola – maio/2009
PCN Língua Portuguesa
1ª Atividade :
Leitura pelo formador
Televisão para dois. In: Para gostar de ler 13 – Histórias Divertidas. Fernando Sabino. São Paulo. Ed. Ática, 2008.
2ª Atividade :
a) Retomada da tarefa do 3º Encontro
· Realizar a leitura dos encaminhamentos propostos nas atividades no Guia de Planejamento do seu ano ciclo em relação ao trabalho com revisão de textos e trazer anotações sobre suas dúvidas ou aspectos que considerou relevante para que o aluno se aproprie dos procedimentos de revisão de textos.
LEVANTAMENTO DAS DÚVIDAS E/OU ASPECTOS RELEVANTES
Em todos os Guias há trabalho com Revisão. É importante que o professor perceba que a Produção e Revisão Textual fazem parte de um Projeto Didático.
Pode-se falar do Contexto de Produção
Por que PROJETO : porque é didático e comunicativo. (Délia Lerner)
Socialização das dúvidas ou aspectos relevantes trazidos pelos participantes
b) Retomada da tarefa do 4º Encontro
Realizar a leitura do texto da Kátia Bräkling - “ O Contexto de Produção de Textos”
Fazer o registro das suas observações
3ª Atividade :
Leitura compartilhada do texto “ O Que e Para Quem” – Revista Nova Escola – maio/2009.
4 ª Atividade :
a) Em pequenos grupos, analisar a coletânea de atividades de pontuação refletindo sobre as seguintes questões:
Como vocês acreditam que podemos ajudar as crianças a aprender e fazer uso da pontuação em seus textos?
Quais dessas atividades ajudam as crianças a fazer uso da pontuação nos seus textos?
b) Socialização das discussões.
5 ª Atividade : Pontuação
Coletivamente realizar a leitura do texto sobre pontuação do PCN, levantando aspectos importantes para o trabalho com pontuação.
6 ª Atividade : Vivência de uma atividade de pontuação
a) Em pequenos grupos, realizar a atividade 4 do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p.199 a 201.
b) Socialização
c) Apresentação da síntese como organizador dos conhecimentos sobre o trabalho com pontuação. (Elaborar uma síntese do texto do PROFA em Power Point para os professores como forma de organizar os conhecimentos).
TAREFA:
Ler toda seqüência didática do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p. 185 a 205.
Listar as atividades propostas
Analisar os objetivos e os encaminhamentos
PRÓXIMO ENCONTRO
26.05.2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário