quinta-feira, 21 de maio de 2009

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PRODUÇÃO DE TEXTO (5)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO
DOT-P e Professores
19.05.2009


Objetivos:
Revisitar nas Orientações Curriculares as expectativas de aprendizagem de produção escrita para discutir como o professor pode organizar seu trabalho de maneira que os alunos desenvolvam as competências propostas;
Conhecer e refletir sobre os elementos que constituem o contexto da situação comunicativa
Tematizar questões que envolvam a aprendizagem da PONTUAÇÃO
Apresentar os encaminhamentos do trabalho com pontuação presentes nos materiais para compreender a sua abordagem como elemento da textualidade.

Conteúdos:
Contextos de produção
Pontuação como atributo do texto

Materiais:

Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano
Revista Nova Escola – maio/2009
PCN Língua Portuguesa


1ª Atividade :

Leitura pelo formador
Televisão para dois. In: Para gostar de ler 13 – Histórias Divertidas. Fernando Sabino. São Paulo. Ed. Ática, 2008.

2ª Atividade :

a) Retomada da tarefa do 3º Encontro
· Realizar a leitura dos encaminhamentos propostos nas atividades no Guia de Planejamento do seu ano ciclo em relação ao trabalho com revisão de textos e trazer anotações sobre suas dúvidas ou aspectos que considerou relevante para que o aluno se aproprie dos procedimentos de revisão de textos.


LEVANTAMENTO DAS DÚVIDAS E/OU ASPECTOS RELEVANTES
Em todos os Guias há trabalho com Revisão. É importante que o professor perceba que a Produção e Revisão Textual fazem parte de um Projeto Didático.
Pode-se falar do Contexto de Produção
Por que PROJETO : porque é didático e comunicativo. (Délia Lerner)

Socialização das dúvidas ou aspectos relevantes trazidos pelos participantes

b) Retomada da tarefa do 4º Encontro
Realizar a leitura do texto da Kátia Bräkling - “ O Contexto de Produção de Textos”
Fazer o registro das suas observações


3ª Atividade :

Leitura compartilhada do texto “ O Que e Para Quem” – Revista Nova Escola – maio/2009.


4 ª Atividade :
a) Em pequenos grupos, analisar a coletânea de atividades de pontuação refletindo sobre as seguintes questões:
Como vocês acreditam que podemos ajudar as crianças a aprender e fazer uso da pontuação em seus textos?
Quais dessas atividades ajudam as crianças a fazer uso da pontuação nos seus textos?

b) Socialização das discussões.

5 ª Atividade : Pontuação
Coletivamente realizar a leitura do texto sobre pontuação do PCN, levantando aspectos importantes para o trabalho com pontuação.

6 ª Atividade : Vivência de uma atividade de pontuação
a) Em pequenos grupos, realizar a atividade 4 do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p.199 a 201.
b) Socialização
c) Apresentação da síntese como organizador dos conhecimentos sobre o trabalho com pontuação. (Elaborar uma síntese do texto do PROFA em Power Point para os professores como forma de organizar os conhecimentos).

TAREFA:
Ler toda seqüência didática do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p. 185 a 205.
Listar as atividades propostas
Analisar os objetivos e os encaminhamentos

PRÓXIMO ENCONTRO
26.05.2009

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