sexta-feira, 8 de maio de 2009

5º Encontro - Alfabetização

FORMAÇÃO – LER E ESCREVER
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
5º ENCONTRO
Objetivo:
· Discutir:
a) Os conhecimentos e procedimentos necessários para organizar uma rotina
b) A importância das atividades diferenciadas e desafiadoras na organização do trabalho pedagógico
c) Como a organização intencional do trabalho pedagógico reverte em melhor aproveitamento do tempo, permitindo incluir na rotina atividades de reflexão sobre o sistema alfabético e as atividades de uso da leitura e escrita.
· Analisar a adequação da rotina em função dos objetivos e conteúdos propostos pela professora no período.

Conteúdos:
· Analise de uma rotina
· Formas de organizar os conteúdos
· Importância da organização do trabalho pedagógico para o alcance dos objetivos da série
· Procedimentos necessários para elaborar uma rotina
· Procedimentos necessários para fazer registros de forma organizada

Materiais:
· Atividades permanentes de alfabetização
· Rotina da professora Danielle
· Organização do material do TOF
· Livro do TOF – volume 1 e 2

1º Momento: Leitura – “A Primeira Cartilha” – Moacyr Scliar – Um país chamado Infância.

2º Momento: Trecho do vídeo “PROFA” – Módulo 2 – Agrupamentos.

3º Momento: Retomada do encontro anterior: Análise das atividades e socialização das atividades do Material do TOF realizadas em sala de aula.

4º Momento: Discutindo o Trabalho Pessoal do encontro anterior
· Leitura do texto: “Atividades permanentes de alfabetização” - Questões para orientar a leitura:

1) Qual o objetivo das atividades permanentes? Com que periodicidade elas podem ser realizadas?
2) Por que as atividades de análise e reflexão sobre a língua devem ser atividades permanentes?
3) Que propostas aparecem no texto para as crianças que ainda não estabelecem relação entre a fala e a escrita?
4) Quais as atividades descritas neste material que você não realiza? Por quê?

5º Momento:
· Análise da rotina da professora Danielle.
· Leitura da organização do material do TOF.

6º Momento: Leitura das págs. 74 a 80, 82 e 83, 88 e 89 do material do TOF, Volume 2. Visando a importância de conhecer os encaminhamentos de outras propostas de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário