quinta-feira, 7 de maio de 2009

2º Encontro - Alfabetização

FORMAÇÃO – LER E ESCREVER
MÓDULO I – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
2º ENCONTRO

Objetivos:
Estabelecer relações entre as concepções de ensino e aprendizagem e a prática pedagógica.
Vivenciar o processo pessoal de leitura
Conhecer as estratégias de leitura envolvidas no ato de ler e suas relações com as situações de leitura propostas aos alunos.

Conteúdos:
Hipóteses de escrita
Estratégias de leitura
Concepções de ensino e aprendizagem

Materiais:
Texto – Apólogo - “A linha e a Agulha” – Machado de Assis.
Texto – “As concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas”. – Telma Weisz.
Quadros com as hipóteses de escrita.
Texto da revista Nova Escola – 03/2009 Edição Especial – “Diagnóstico”.
Texto – “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado”.
Síntese da professora – Texto Telma Weisz.
Síntese da professora.

1º Momento: Leitura feita pelo formador – “A linha e a Agulha” – Machado de Assis.

2º Momento: Leitura e estudo do texto - “As concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas”. – Telma Weisz.

Elaborar um quadro comparativo entre as duas concepções apresentadas no texto, e responder a seguinte questão:

Quais as contribuições que a leitura deste texto pode trazer para o trabalho em sala de aula?

4º Momento: Vivência do processo pessoal de leitura.
Textos:

“Homem da Favela”
“Um avião que voava...”
“Com gemas preciosas”
“Imfanadas Orandisses”
“Lieber Kommilitone!”
“Bolo Engorda Marido”

6º Momento: Trabalho Pessoal

“Uma professora leu o texto “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” da professora e doutora Telma Weisz e fez uma síntese.
Considerando que este texto lhe é familiar, verifique se a professora caracterizou as hipóteses de escrita segundo as informações do texto. Faça alterações necessárias, caso haja discordância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário