PAUTA 3º ENCONTRO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
13/04/2009
Objetivos:
Discutir sobre os procedimentos possíveis e/ou necessários para ler quando não se sabe ler: Analisar um registro de aula que põem em uso esses procedimentos e por que ajudam a aprender a ler e escrever.
Elaborar um registro de plano de aula
Conteúdos:
·         Estratégias de leitura
Situação didática que demanda o uso dos procedimentos de leitura para quem ainda não sabe ler e escrever convencionalmente.
·         Elaboração de registro: plano de aula
Materiais:
a)                Programa de vídeo: Como ler sem saber ler – 1º parte
b)                Texto: A intervenção docente na alfabetização inicial - Maria Claudia Molinari,
c)                 Material TOF – volume 1 e 2 – atividades de leitura
       1- Leitura pelo formador: Rei Gilgamesh (quinto rei da primeira dinastia pós-diluviana de Uruk, - Suméria) que teria vivido no período aproximado de 2750-2600 a.C. Em meados do século XIX, após a descoberta na antiga cidade de Nínive da biblioteca do imperador assírio Assurbanípal (668-627 a.C.) foram encontradas tabuinhas de argila com registros da Epopéia considerada, desde então, a mais antiga literatura da humanidade.
2-     Retomada do encontro anterior  (Discussão sobre o trabalho pessoal - síntese realizada pela professora)
3-      Apresentação do primeiro trecho do programa de vídeo 7 – Como ler sem saber ler.
* Quais as contribuições desse diálogo para ensinar as crianças a ler e escrever?
4-     Análise de registro de uma atividade de leitura
·         Texto: A intervenção docente na alfabetização inicial – Maria Claudia Molinari ( leitura silenciosa)
·         Pequenos grupos: com base no registro, como você organizaria o planejamento desta aula?
·         Roteiro de plano de aula (discussão e registro)
·         Exposição para o grande grupo; Problematização.
5-     Trabalho Pessoal
Leia o material do TOF – volume 1 e 2. Localize as atividades de leitura pelo aluno, escolha uma e realize em sua sala de aula. Traga no próximo encontro o registro (consigna e relatório).
Obs: Para professores de outros ciclos. Atividades de leitura para alunos não alfabéticos: Guias de 2º. Ano, PIC 3º. Ano ou PIC 4º. Ano.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário