quinta-feira, 7 de maio de 2009

3º Encontro - Alfabetização

PAUTA 3º ENCONTRO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
13/04/2009
Objetivos:
Discutir sobre os procedimentos possíveis e/ou necessários para ler quando não se sabe ler: Analisar um registro de aula que põem em uso esses procedimentos e por que ajudam a aprender a ler e escrever.
Elaborar um registro de plano de aula
Conteúdos:
· Estratégias de leitura
Situação didática que demanda o uso dos procedimentos de leitura para quem ainda não sabe ler e escrever convencionalmente.
· Elaboração de registro: plano de aula
Materiais:
a) Programa de vídeo: Como ler sem saber ler – 1º parte
b) Texto: A intervenção docente na alfabetização inicial - Maria Claudia Molinari,
c) Material TOF – volume 1 e 2 – atividades de leitura
1- Leitura pelo formador: Rei Gilgamesh (quinto rei da primeira dinastia pós-diluviana de Uruk, - Suméria) que teria vivido no período aproximado de 2750-2600 a.C. Em meados do século XIX, após a descoberta na antiga cidade de Nínive da biblioteca do imperador assírio Assurbanípal (668-627 a.C.) foram encontradas tabuinhas de argila com registros da Epopéia considerada, desde então, a mais antiga literatura da humanidade.
2- Retomada do encontro anterior (Discussão sobre o trabalho pessoal - síntese realizada pela professora)
3- Apresentação do primeiro trecho do programa de vídeo 7 – Como ler sem saber ler.
* Quais as contribuições desse diálogo para ensinar as crianças a ler e escrever?
4- Análise de registro de uma atividade de leitura
· Texto: A intervenção docente na alfabetização inicial – Maria Claudia Molinari ( leitura silenciosa)
· Pequenos grupos: com base no registro, como você organizaria o planejamento desta aula?
· Roteiro de plano de aula (discussão e registro)
· Exposição para o grande grupo; Problematização.
5- Trabalho Pessoal
Leia o material do TOF – volume 1 e 2. Localize as atividades de leitura pelo aluno, escolha uma e realize em sua sala de aula. Traga no próximo encontro o registro (consigna e relatório).
Obs: Para professores de outros ciclos. Atividades de leitura para alunos não alfabéticos: Guias de 2º. Ano, PIC 3º. Ano ou PIC 4º. Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário