terça-feira, 5 de maio de 2009

PAUTAS DE FORMAÇÃO 17/04/09

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CICLO I
DOT-P e Coordenadores Pedagógicos
EIXO 2 – MODALIDADES ORGANIZATIVAS
17.04.2009

Objetivo :
· Refletir sobre a organização de atividades de ensino e aprendizagem
· Analisar como as modalidades organizativas estão presentes nas rotinas

Conteúdo :
· Modalidades organizativas
· Análise de rotinas

1ª Atividade :

1. Leitura pelo formador :

2ª Atividade :
Entregar :
os gêneros previstos para cada ano / Ciclo (Orientações Curriculares)
o texto sobre Modalidades Organizativas (Orientações Curriculares)

Em duplas, analisar os modelos de rotinas apresentados com foco nas modalidades
organizativas e atentar para os seguintes questionamentos:


O professor especifica claramente as atividades que desenvolverá?(Uma pessoa, externa à U.E., mas com conhecimentos da proposta do Programa Ler e Escrever, é capaz de identificar minimamente as atividades realizadas pelo professor?)
Quais modalidades organizativas estão contempladas nas rotinas que você está analisando?
Com qual frequência?
Quanto os gêneros previstos para o ano/Ciclo (base da rotina analisada). Estão contemplados? Qual ou quais são?
Enquanto CP, que intervenções você faria nesta rotina? Que pontos elegeria para conversar / refletir com este professor?

Sabe-se que o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula é muito maior do que o registrado numa simples folha de papel. Mas posto que, enquanto formadores de professores, devemos estar em permanente contato com ele e suas ações, a ROTINA apresentada revela-nos muito da sua concepção de ensino e aprendizagem, quando não também dos grandes equívocos a que este professor está cometendo (com boas intenções, supõe-se). É aí que entra, efetivamente, o trabalho do Coordenador Pedagógico, redefinindo, redirecionando, questionando, orientando na busca por conteúdos e aprendizagens que realmente sejam significativas aos alunos e os leve ao avanço das suas aprendizagens.
Portanto, essa folha de papel revela-se não tão simples assim!


Consultar :

Material enviado pela SME com as atividades propostas nos Guias


3ª Atividade:
Metacognição

· Sobre o que falamos hoje
· Estratégias formativas:



PRÓXIMO ENCONTRO :
.04.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário