quarta-feira, 6 de maio de 2009

3º ENCONTRO SAP

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO – DOT-P e Professores SAP

06.05.2009

OBJETIVOS:

Refletir sobre as práticas de leitura desenvolvidas na SAP
Tematizar uma prática – Revisão de texto : Conto “A velha e os ladrões”

CONTEÚDOS:

Práticas de leitura
Tematização de prática

ATIVIDADE 1: Leitura pelo formador
As pessoas mais importantes do mundo que nunca viveram. Dan Karlan. Rio de Janeiro. Elsevier, 2007.

ATIVIDADE 2:
Retomada da tarefa – modelos de sondagem e planilha


ATIVIDADE 3: Apresentação do projeto SAP

Denominação = Toda Força à aprendizagem dos alunos da Sala de Apoio Pedagógico – Ciclo II

Justificativa = Recuperar as aprendizagens dos alunos do Ciclo II que não apresentam conhecimento mínimo necessário acerca do sistema alfabético e da linguagem escrita torna-se necessário para que estes possam seguir aprendendo em sua trajetória escolar. Para tanto, SME / DOT, após avaliação do impacto da formação dos professores regentes de SAP realizado ao longo dos anos de 2007 e 2008, resolve continuar investindo no trabalho de formação desses professores.
Busca-se com essa ação continuada, estabelecer critérios de seleção dos conteúdos que requerem maior investimento e aprofundamento para que os alunos possam construir progressivamente, com a ajuda dos professores, autonomia para ler e produzir textos de diferentes instâncias discursivas. Do mesmo modo, há a necessidade de se construir um conhecimento didático para potencializar as aprendizagens dos alunos por meio da utilização dos materiais produzidos para a recuperação das aprendizagens dos alunos.


Objetivos =
· Oferecer aos professores subsídios para o planejamento de situações didáticas adequadas ao avanço das aprendizagens dos alunos encaminhados à SAP
· Criar condições para que os professores possam analisar os conteúdos de ensino do ponto de vista das aprendizagens dos alunos
· Construir junto com os professores uma sistemática de acompanhamento e avaliação das aprendizagens dos alunos
· Socializar experiências bem sucedidas como forma de subsidiar a prática dos professores

ATIVIDADE 4: Levantamento de conhecimentos prévios
No grande grupo, responder as questões abaixo, tendo o formador como escriba
a) Quais atividades de leitura você proporciona aos seus alunos?
Leitura de gibi
Jornal
Curiosidades (Recreio, Ciências Hoje)
Empréstimo de livros
Fábulas
Contos
Leitura em voz alta pelos alunos
Leitura em voz alta pelo professor (inicial, objetivo definido)
Leitura compartilhada

b) Em quais modalidades organizativas elas estão presentes?
Atividades permanentes: roda de conversa e curiosidade, leitura pelo professor, leitura pelo aluno.
Seqüência didática: leitura pelo aluno, pelo professor, compartilhada.
Projeto: leitura pelo aluno, pelo professor, compartilhada.

c) Quais as dificuldades de leitura que você detecta em seus alunos?

Insegurança para ler
Não respeitam pontuação
Entonação
Falta de fluência
Troca de letras (antecipação, omissão)
Entendimento

Reflexão a partir das respostas

Todas estas dificuldades comprometem o entendimento do que se lê.

www.cpitaquera.blogspot.com
senha: coordenador

Concepção de leitura


Leitura é produzir sentidos constituídos no contexto de interação entre autor e leitor via texto



ATIVIDADE 5 : A partir da avaliação – Diagnóstico Fase 1
Em trios:
· Discutir uma proposta de trabalho com os alunos que têm pouca fluência leitora
· Listar os materiais e atividades utilizados para ajudar a desenvolver essa competência dos alunos
Propostas:
· Estimular o comportamento leitor através da leitura pelo formador
· Empréstimos de livros
· Gibis, piadas, adivinhas, provérbios, contos, poesias, revista Ciência Hoje, verbete
· Momento leitura na sala
· Jornal (antecipação da manchete)
· Leitura em voz alta
· Leitura silenciosa
· Compartilhada no coletivo e na dupla
· Roda de conversa e de leitura
· Pequenos textos
· Preparação da leitura em casa
· Gravação da leitura para ouvir depois (auto-avaliação e avaliação coletiva)
· Observação mediada da pontuação

Materiais e recursos:
ü Gravador
ü Materiais do programa referente ao ciclo I (atividades) = necessidade de adaptar para o ciclo II
ü Computador
ü Sala de leitura
ü Sala de informática


ATIVIDADE 6 : Leitura compartilhada

Texto : Leitura em voz alta de contos curtos (anexo entregue)

ATIVIDADE 7 : Tematização de prática
Assistir ao vídeo produzido pela Profa. Cristina – EMEF “Bartolomeu L. de Gusmão”
Observar e refletir sobre:
- o objetivo da atividade
verificar as substituições da palavra rei no texto
- a preparação prévia da aula
digitação do texto para os alunos
- os comandos da professora
claros
- as intervenções da professora
- a participação dos alunos
- os resultados obtidos
- considerações para a professora : sugestões
disposição dos alunos diferente (a sala não ajuda muito) para melhorar a participação de todos.
Necessidade do aluno fazer uma parte sozinho.





ATIVIDADE 8: Metacognição

Conteúdo trabalhado no encontro
Dúvidas que permaneceram

ATIVIDADE : TAREFA

1. Fazer a leitura da Sequência Didática “Ler para melhorar a fluência” (Guia do 2° ano, págs 46 a 54) – e responder as questões abaixo:
a) listar as atividades da Sequência
b) observar os encaminhamentos
c) quais adaptações faria para as turmas SAP, visto serem alunos do Ciclo II

2. Preencher a tabela “Leitura de textos escritos”
3. Leitura das Expectativas de aprendizagem para Língua Portuguesa – Ciclo II
a) Apontar aquelas que tiveram dúvidas ou não compreenderam por questões de conteúdos conceituais envolvidos
b) Listar os conteúdos que necessitam serem melhor trabalhados


PRÓXIMO ENCONTRO
03/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário