FORMAÇÃO – LER E ESCREVER
MÓDULO I – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1º ENCONTRO
Objetivo:
· Discutir possibilidades de conhecer o que pensam as crianças sobre a escrita em situações de leitura.
· Identificar e refletir sobre os saberes necessários ao professor para organizar a sua proposta pedagógica.
Materiais:
· Atividade da professora “Fragmento de um relatório”
· Os saberes necessários aos professores (anexo 2).
1º Momento: Acolhimento – café
2º Momento: Apresentações
3º Momento: Leitura prazer – “A Borboleta e a Chama” – Leonardo da Vinci – Livro “Tesouro das Virtudes para Crianças 2” – Organização – Ana Maria Machado.
4º Momento: Leitura e análise da atividade de leitura da professora – “Fragmento de um relatório”.
a) Objetivo da atividade: Saber como ensinar melhor as crianças a aprender a ler e a escrever.
b) Entrega do texto “Fragmento de um relatório” (anexo 1).
c) Agrupamento em duplas para discussão das questões apresentadas.
d) Socialização das análises das questões.
e) Leitura da síntese “Os saberes necessários aos professores” (anexo 2).
5º Momento: Adequação da atividade do relatório ao grupo de crianças.
a) Entrega para leitura e análise das escritas das crianças (anexo 3)
· É possível estas crianças realizarem a atividade proposta pelas professoras? Se sim, como? Se não, por quê?
b) Registro da análise das escrituras no quadro.
c) Observar seus alunos em sala de aula e trazer os registros para socialização no próximo encontro.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário