quinta-feira, 4 de junho de 2009

6º E 7º ENCONTRO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS - 02/06/2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


6º e 7º ENCONTROS DE FORMAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO
DOT-P e Professores
02.06.2009


Objetivos:

. Refletir sobre os encaminhamentos do trabalho com pontuação presentes nos materiais para compreender a sua abordagem como elemento da textualidade.
· Refletir sobre a necessidade de ajuda pedagógica para os alunos com dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita;
· Levar os professores a refletirem sobre o sentido deste curso e do Programa Ler e escrever.

Conteúdos:
Pontuação como atributo do texto
Avaliação

Materiais:

Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano

1ª Atividade :

Leitura pelo formador
A idade da água quente. In: Montanha Russa. Márcia Medeiros. Porto Alegre. Ed. LPM, 2006.

2ª Atividade :

Retomada da tarefa:

Ler toda seqüência didática do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p. 185 a 205.

Listar as atividades propostas

Lendo uma crônica para contextualizar o estudo.
Estudando maneiras de introduzir as falas dos personagens.
As marcas lingüísticas do discurso direto e indireto.
Ampliando a reflexão sobre as marcas do discurso direto.
As aspas e mais uma possibilidade de uso.
Reinvestindo o conhecimento aprendido – pontuando diálogos.
Analisar os objetivos e os encaminhamentos


3ª Atividade :

Leitura compartilhada: “A vírgula faz alguma diferença?”


4 ª Atividade : Vivência de uma atividade de pontuação

a) Em pequenos grupos, realizar a atividade 4 do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p.199 a 201.
b) Socialização
c) Discutir a função da pontuação (anexo 2)


5 ª Atividade: Avaliação do curso

1. Discutir o que cada um e a sua escola fizeram e ou continuam fazendo, para ajudar aos alunos com dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita;
2. Organizar uma proposta de ajuda pedagógica para os alunos com dificuldades;
3. Socializar as discussões, destacar entre as propostas de ajuda pedagógica aquelas que são possíveis de realizar, apontando a necessidade do professor continuar apostando na possibilidade das crianças aprenderem até o último dia de aula.

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