quinta-feira, 4 de junho de 2009

4º ENCONTRO DE PROFESSORES DE SAP - 03/06/09

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


4º ENCONTRO DE FORMAÇÃO - DOT-P e Professores SAP

03.06.2009

OBJETIVOS:

Refletir sobre as práticas de leitura desenvolvidas na SAP
Refletir sobre a necessidade de propiciar aos alunos situações de comunicação através de seqüências didáticas

CONTEÚDOS:

Práticas de leitura
Seqüência didática

ATIVIDADE 1: Leitura pelo formador

A idade da água quente. Martha Medeiros. In: Montanha Russa. LPM, 2006.

ATIVIDADE 2: Retomada da tarefa

1. Fazer a leitura da Sequência Didática “Ler para melhorar a fluência” (Guia do 2° ano, págs 46 a 54) – e responder as questões abaixo:
a) listar as atividades da Seqüência
· Regra do jogo (para participar de uma brincadeira)
· Quadrinha (para se divertir)
· Poema (para se divertir e divertir os outros)
· Piada (para se divertir e divertir os outros)
· Curiosidade (para se informar e comentar)
b) observar os encaminhamentos
Orientações gerais (pág. 47):
· Antes de entregar as cópias dos textos para os alunos, converse a respeito do que vão ler: o que é, para que irão ler; qual o conteúdo.
· Leia para eles, solicitando que acompanhem sua leitura com o texto em mãos.
· Diga para lerem sozinhos, em silêncio.
· Convide-os a ler em voz alta, procurando adequar a atividade às condições de cada um. Os que se sentirem mais seguros podem ler trechos maiores. Os demais podem optar por ler um trecho junto com você: você começa a ler, o aluno lê em seguida. É possível que alguns alunos se adiantem e outros se atrasem.
c) quais adaptações faria para as turmas SAP, visto serem alunos do Ciclo II
· Quadrinha, poema, piada: ler para outro grupo; para o Ciclo I
· Curiosidade: diferentes
2. Preencher a tabela “Leitura de textos escritos” (anexo)
3. Leitura das Expectativas de aprendizagem para Língua Portuguesa – Ciclo II
a) Apontar aquelas que tiveram dúvidas ou não compreenderam por questões de conteúdos conceituais envolvidos
b) Listar os conteúdos que necessitam serem melhor trabalhados

ATIVIDADE 3: Levantamento de conhecimentos prévios

Em pequenos grupos, discutir e registrar:
· O que é uma seqüência didática?
São situações didáticas articuladas, que possuem uma seqüência de realização cujo principal critério é o nível de dificuldade – há uma progressão de desafios que devem ser enfrentados pelos alunos para que construam
um determinado conhecimento.
· Socialização: ler o registro do grupo

ATIVIDADE 4: Leitura compartilhada

Língua Portuguesa – Situações Didáticas –págs 60 a 63 – Nova Escola – Edição Especial nº 23 – O que e como ensinar


ATIVIDADE 5: Elaboração de uma Seqüência Didática
· Em pequenos grupos, elaborar uma seqüência didática com um dos gêneros descritos nas Orientações Curriculares – Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Ensino Fundamental II – Língua Portuguesa.


ATIVIDADE 6: Metacognição

Conteúdo trabalhado no encontro
Dúvidas que permaneceram
Conteúdos para os próximos encontros


ATIVIDADE : TAREFA

Escolher um agrupamento para aplicar uma seqüência didática elaborada no encontro de formação fazendo um registro reflexivo para o próximo encontro.


PRÓXIMO ENCONTRO
05/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário