SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
6º e 7º ENCONTROS DE FORMAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO
DOT-P e Professores
02.06.2009
Objetivos:
. Refletir sobre os encaminhamentos do trabalho com pontuação presentes nos materiais para compreender a sua abordagem como elemento da textualidade.
· Refletir sobre a necessidade de ajuda pedagógica para os alunos com dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita;
· Levar os professores a refletirem sobre o sentido deste curso e do Programa Ler e escrever.
Conteúdos:
Pontuação como atributo do texto
Avaliação
Materiais:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano
1ª Atividade :
Leitura pelo formador
A idade da água quente. In: Montanha Russa. Márcia Medeiros. Porto Alegre. Ed. LPM, 2006.
2ª Atividade :
Retomada da tarefa:
Ler toda seqüência didática do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p. 185 a 205.
Listar as atividades propostas
Lendo uma crônica para contextualizar o estudo.
Estudando maneiras de introduzir as falas dos personagens.
As marcas lingüísticas do discurso direto e indireto.
Ampliando a reflexão sobre as marcas do discurso direto.
As aspas e mais uma possibilidade de uso.
Reinvestindo o conhecimento aprendido – pontuando diálogos.
Analisar os objetivos e os encaminhamentos
3ª Atividade :
Leitura compartilhada: “A vírgula faz alguma diferença?”
4 ª Atividade : Vivência de uma atividade de pontuação
a) Em pequenos grupos, realizar a atividade 4 do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 4º ano p.199 a 201.
b) Socialização
c) Discutir a função da pontuação (anexo 2)
5 ª Atividade: Avaliação do curso
1. Discutir o que cada um e a sua escola fizeram e ou continuam fazendo, para ajudar aos alunos com dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita;
2. Organizar uma proposta de ajuda pedagógica para os alunos com dificuldades;
3. Socializar as discussões, destacar entre as propostas de ajuda pedagógica aquelas que são possíveis de realizar, apontando a necessidade do professor continuar apostando na possibilidade das crianças aprenderem até o último dia de aula.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário