SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO – DOT-P e Professores SAP
08.04.2009
OBJETIVOS:
1. Refletir sobre a sondagem inicial dos alunos encaminhados para a SAP
2. Analisar os indicadores de leitura e de escrita presentes nas sondagens
CONTEÚDOS:
· Análise de produções de alunos
· Observáveis nas sondagens de leitura e de escrita
ATIVIDADE 1: Leitura pelo formador
ATIVIDADE 2: Análise de escrita e preenchimento de planilha de sondagem
Em duplas:
a) Analisar produção escrita de alunos verificando o que já sabem sobre:
· o sistema de escrita;
· produção escrita;
b) Preencher a planilha de sondagem (Anexo 1).
c) Socialização das discussões e esclarecimento de dúvidas.
d) A partir dessa sondagem inicial que AÇÔES você desencadearia para o trabalho com esses alunos?
Cola:
Agrupamentos
Levantamento dos saberes dos alunos
- o que sabem
- o que precisam saber
Planejamento de situações didáticas (atividades de escrita)
- segmentação de texto
- segmentação de palavras
- linguagem adequada ao gênero
- escrita alfabética
Modalidade organizativa adequada
ATIVIDADE 3: Diagnóstico do domínio dos Padrões da escrita
No data show apresentar um exemplo de levantamento dos problemas identificados na reescrita de um aluno e como preencher a tabela de síntese do diagnóstico.
(APRENDER OS PADRÕES DA LINGUAGEM ESCRITA DE MODO REFLEXIXO - INTRODUÇÃO – págs 10 a 14)
ATIVIDADE 4: Diagnóstico Fase 1 - Leitura
No data show apresentar um exemplo de uso de marcações de leitura
(APRENDER OS PADRÕES DA LINGUAGEM ESCRITA DE MODO REFLEXIXO - INTRODUÇÃO – págs 7 e 8)
ATIVIDADE 5: Metacognição
Conteúdo trabalhado no encontro
Dúvidas que permaneceram
ATIVIDADE : TAREFA
Enviar os modelos de sondagem (XEROX BEM LEGÍVEL DE UM AGRUPAMENTO)
Entregar as planilhas de sondagem para DOT P até 17 de abril
PRÓXIMO ENCONTRO
06/05/2009
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário